Rumo a um novo mundo mobilizado pelo empreendedorismo e por PMEs inovadoras

 

The Call for Papers Deadline has been Extended to 31 March 2017

We invite authors to submit extended abstracts for program consideration. All competitive papers, competitive workshops, teaching cases and experiences MUST be submitted through the online submission system

 

Somos privilegiados por testemunhar a emergência de uma nova quarta revolução industrial. Construída com base na difusão de ICT, esta nova mudança tecnológica é caracterizada por sua velocidade e complexidade em escala jamais vista. Diferentemente de transformações precedentes que se caracterizaram pela emergência de uma tecnologia dominante, nesse novo caso, trata-se de uma revolução em que várias tecnologias convergem: inteligência artificial, robótica, internet das coisas, impressão 3D, nano e biotecnologias.

Essa revolução mudará muito o modo com que vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, criando um novo mundo.

A habilidade dos diferentes países de se adaptarem com sucesso a esse novo mundo dependerá significativamente de seu talento empreendedor, que será, com inovação, um impulsionador de novas organizações e uma condição para a transformação das empresas existentes. As pequenas e médias empresas (PMEs) inovadoras e os empreendedores têm um papel de fundamental importância que deve assumir novos significados à luz dessas tecnologias revolucionárias.

A pesquisa tem mostrado que todos os países têm empreendedores e PMEs inovadoras, até mesmo em contexto de extrema pobreza ou de economia organizada pelo estado. Todas as organizações precisam do espírito empreendedor para ter sucesso. Ainda assim, o empreendedorismo, tanto como impulsionador de novas organizações quanto como condição de transformação daquelas já existentes, tem distribuição desigual. O mesmo ocorre com as PMEs inovadoras. O empreendedorismo e a inovação variam segundo regiões, setores e países. A pesquisa e a experiência direta têm mostrado que há possibilidade de se aperfeiçoar os processos ligados aos dois.

O 62º Congresso Mundial do ICSB, a ser realizado em Buenos Aires, é uma grande oportunidade de aprendizagem. Ele será um vértice em que a experiência e a pesquisa em empreendedorismo e inovação em PMEs serão discutidas, trocadas e compartilhadas por acadêmicos e pessoas da prática dos mais variados lugares do mundo.

Buenos Aires é uma cidade cosmopolita de mais de 14 milhões de pessoas e tem sido reconhecida atualmente como um ecossistema empreendedor vibrante. Portanto, a cidade é o lugar certo a partir do qual iniciar o debate sobre os desafios e oportunidades que o novo mundo pode abrir para os empreendedores e as PMEs inovadoras.

Temas preferenciais para submissão no evento

  1. Desafios metodológicos e novos métodos de pesquisa aplicados à pesquisa sobre PMEs e empreendedorismo.
  2. Empreendedorismo feminino.
  3. Empreendedorismo acadêmico, transferência de tecnologia e empreendedorismo e PMEs baseados em conhecimento.
  4. PMEs e a administração das empresas familiares (marketing, inovação, finanças e estratégia).
  5. Perspectivas urbanas e regionais sobre PMEs e empreendedorismo.
  6. Educação, aprendizagem e disseminação de conhecimento em empreendedorismo.
  7. Inovação social, empreendedorismo sustentável e social.
  8. Finanças empresariais para PMEs novas e em crescimento.
  9. Crescimento, desempenho e internacionalização de PMEs.
  10. Empreendedorismo e políticas para PMEs, ecossistemas e sistemas nacionais de inovação.
  11. Empreendedorismo e PMEs nas regiões em desenvolvimento (com foco na América Latina).
  12. Intraempreendedorismo: geração de inovação por administradores e gerentes.
  13. Indústrias e PMEs criativas.

Sponsors Gold

Sponsors Silver

Sponsors

Datas importantes

Prazo final para submissão (em resumo estendido de até 5 páginas – trabalhos de pesquisa, workshops, casos de ensino ou relatos de experiência)
28 de fevereiro de 2017
Prazo final de submissão de projetos para o consórcio doutoral
7 de abril de 2017
Prazo final para comunicação de resultado das submissões de resumos estendidos
31 de março de 2017
Prazo final de inscrição para autores
20 de abril de 2017
Prazo final para envio da versão final das submissões para os anais, após melhorias feitas pelos autores
29 de maio de 2017

O 62º Congresso Mundial do ICSB ocorrerá na linda área das águas de Puerto Madero. Com toda a magnificência da cidade de Buenos Aires ao alcance de suas mãos, o ICSB 2017 será uma experiência inesquecível